Anastasia esclarece sobre a preparação da capital para a Copa de 2014

Vanessa Arruda


Foi promovido no último 21 de setembro, pelo Uni - BH, palestra e mesa de debate com o vice-governador do estado Antônio Anastásia e jornalistas dos principais veículos de comunicação. O tema do encontro foi esclarecer o “Projeto Copa do Mundo” que abordou aspectos de infraestrutura e investimentos que acontecerão na cidade de Belo Horizonte para sediar a Copa do Mundo de 2014.


Anastasia explicou os projetos para a cidade belorizontina, dentre eles priorizam-se as reformas nos estádios do Independência, da Arena do Jacaré e do Mineirão. Tais obras devem ultrapassar os 300 milhões de reais e tem conclusão prevista para o final de 2012.


Foram também tópicos do discurso do vice-governador as reformas de estruturação da cidade para recebimento de atletas e turistas, sendo que um dos itens tratados foi o do metrô da cidade. Segundo o palestrante um dos principais problemas em relação a esse meio de transporte é a falta de interesse do Governo Federal em destinar verbas a sua ampliação e reforma. “O metrô continua parado até hoje, pois o governo não prioriza essa obra. Nós do Governo Estadual temos a ciência da importância do metrô para a cidade, mas dependemos do Governo Federal para começar o projeto”, explicou Anastasia.


Uma das propostas do governo de Minas junto com as instituições de educação é a promoção de cursos de capacitação aos profissionais das mais diversas áreas. O objetivo é prepará-los para as demandas da Copa de 2014.


Durante o debate a opinião mais marcante foi a do jornalista Eduardo Costa, que questionou a desorientação do governo municipal diante das ações necessárias para a preparação da capital para sede do evento futebolístico.


O jornalista também fez a ressalva contra ao legado que a copa trará a Beagá, como a ampliação do aeroporto e a remodelagem do estádio do Mineirão. Sendo que a maior parte da população não desfrutará desses equipamentos públicos.