Ciclo de palestras para o curso de Pedagogia são incentivadas pelo DCE Renovação


Vanessa Arruda

O curso de Pedagogia do UniBH promoveu nos dias 21 e 22 de setembro, circuito de palestras que integrou a Semana de Pedagogia. O tema foi a “História da cultura africana e afro-brasileira: por que e como incluir?”, que foi apresentado pelo professor João Carlos Pio de Souza. Pretende-se que sejam realizadas, até o final do ano, uma palestra por mês, como homenagem aos Pedagogos.

Os encontros foram realizados no Teatro Professor Ney Soares e no auditório do Espaço de Convívio, campus Diamantina. O professor João Carlos Pio de Souza é mestrando na PUC Minas e ministra as disciplinas Sociologia, Filosofia e Atualidades e Cultura Internacional na Escola Técnica de Formação Gerencial, em Nova Lima. O palestrante também é professor de História na Escola Estadual George Chalmers e foi coordenador pedagógico do Programa Menino no Parque da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte/Parque das Mangabeiras.

De acordo com o palestrante, mesmo com a lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da temática da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo oficial das escolas, “nem todos os educadores sabem como trabalhar a temática em sala de aula devido ao pouco conhecimento do assunto. Assim, é muito importante debater a formação e a atuação do profissional da educação frente a esta necessidade”, pontuou.

O evento contou com a presença da professora Verônica Cristina de Almeida e Silva e recebeu a presença de mais de 300 alunos. A iniciativa do projeto foi da coordenação do curso de Pedagogia (coordenado pelo professor Carlos Donizetti da Silva), por meio da comissão de eventos da graduação, do Laboratório de Práticas Pedagógicas (LPP), do Lepi-Tec e do DCE Renovação.