É chegada a hora de caçar uma renda e por em prática toda a teoria que aprendemos na faculdade, certo? Você já desenvolveu seu currículo? E será que ele está à altura da concorrência?
“Ah, mas eu não tenho nenhuma experiência!”
Uai, um dia você tem que começar, né?
Então vamos lá, abra o Word e vamos logo elaborar esse Currículo Vitae.
Em seguida abra uma página de internet (Explorer, Firefox, Google Chrome) e vá até o Google (Ah, grande Google!), digite a seguinte frase “dica de como fazer curriculum sem experiência” e pronto! Logo lá, na primeira página da pesquisa começamos com o pé direito.
Segue então, dicas valiosas para seu primeiro passinho no mercado de trabalho:
COMECE SEU CURRÍCULO ANTES DE PRECISAR DELE!
Grêmio estudantil. Ainda enquanto estiver na escola, procure participar ativamente das atividades estudantis, principalmente no grêmio. Isto mostrará que você é um pessoa proativa e que deseja participar das tomadas de decisões, ao invés de esperar que tomem por você.
ONGs e trabalhos voluntários. Trabalho voluntário e participação em ONGs é outra forma de mostrar sua personalidade e iniciativa. Outra vantagem deste tipo de trabalho é que, a depender da ONG, há uma grande semelhança com o ambiente corporativo. Uma experiência deste tipo pode ser um ótimo diferencial. Ainda há o fator social e ambiental destas instituições, reforçando seu perfil e preocupação com o meio em que vive — outro diferencial.
O QUE ESCREVER NELE?
Valorize sua formação. Seja ela qual for, pessoas sem experiência profissional prévia devem valorizar os estudos — escola, graduação, MBAs, pós-graduação, especialização e cursos. Em vagas de emprego que aceitam candidatos sem experiência, este será o primeiro item verificado.
Seminários e congressos. Outro item importante para o primeiro currículo é a participação em seminários e congressos. Mesmo que não sejam diretamente ligados à vaga que está se candidatando, servem para mostrar que é uma pessoa interessada e ávida por conhecimento. Muitos congressos também oferecem mini-cursos que ser citados, desde que tenha participado deles.
Iniciação científica, monitoria, estágios e programas de trainee. Muitas pessoas com pouca experiência profissional já participaram de programas de estágio ou trainee. Outras fizeram iniciação científica ou monitoria de disciplinas durante o curso universitário. Se este é o seu caso, reforce sua participação, mesmo que tenha sido em uma área diferente da pretendida. Artigos publicados em congressos também são interessantes.
Experiências profissionais de qualquer tipo. Deixe claro qualquer trabalho que tenha feito, principalmente quando puder enumerar resultados alcançados e conquistas devido à iniciativa própria. ONGs, grêmio escolar, empresa júnior, trabalhos sazonais (em lojas ou empresas de turismo, por exemplo) são algumas das possibilidades.
O QUE NÃO FAZER?
Não minta. Nunca. Não diga que trabalhou onde não trabalhou. Não fale que estudou onde não estudou. Não fale que fez o que não fez. Além de ser eticamente errado — falha gravíssima — é certo que perderá a vaga caso sua mentira no currículo seja descoberta.
Não faça auto-elogios vagos clichês. “Tenho iniciativa”, “tenho facilidade para trabalhar em grupo”, “tenho vontade de aprender”, “sou uma pessoa determinada”, “tenho espírito de liderança”, todas estas frases são vagas e constam em muitos currículos. Não as use em vão, soltas e perdidas pelo seu primeiro currículo.
OK, CV pronto, agora é procurar. O DCE Renovação pensou em tudo e preparamos uma listinha dos melhores lugares que juntam a fome com a vontade de comer, a demanda e a oferta no mercado de trabalho.
-SOL – Sistema online do Unibh.
Mentira que você nunca entrou lá? Empresas cadastradas procuram estagiários dentro da Marca da Educação.
www.unibh. br
- NUBE – Núcleo Brasileiro de Estágio
Portal voltado para estudantes em busca de estágios com informações sobre carreira, pós-graduação, milhares de vagas e oportunidades de estágio.
www.nube.com.br
- Vagas.com
Um dos maiores portais, se não o maior portal de emrpegos do Brasil. Sim, também há vagas e dicas de estágio.
www.vagas.com.br
Corra, o mercado espera por você!
Boa sorte,
DCE Renovação